No dicionário Aurélio, festa é reunião alegre para fim de divertimento. Festival é uma grande festa. Também uma reunião artística para fins de competição. O saudoso maestro Eleazar de Carvalho afirmava que festival era aprendizado durante o dia e festa à noite. Cursos e competição.
Pensar um festival de dança dessa forma significa pensar um novo contexto como objeto norteador do seu sentido de existir. Até porque a necessidade de comunicação é a razão da dança. Em um festival, essa troca pode se dar em diferentes instâncias, a começar pela própria concepção do festival. No Salto Fest Dance -, seu ponto de partida é o saber daqueles que fazem dança. Organizadores, patrocinadores, apoiadores, jurados, professores, coreógrafos e bailarinos. Suas próprias formações devem ser nesse sentido. Fomentar a criação, facilitar a circulação de idéias e os debates de pensamento, promover o intercâmbio e, principalmente, garantir a diversidade de linguagens de movimentos, sem qualquer tipo de preconceito é o ponto principal do festival.
E justamente por isso que organizamos o Salto Fest Dance 2011. Nesta edição voltamos à idéia de produção de cultura. Formação e Competição juntas. Cursos durante o dia, mostra competitiva à noite. Foram 14 cursos das mais diferentes modalidades de danças, um curso extra para o ballet Cidade de Salto, exibição do documentário "Poesia em Movimento!" sobre o trabalho de Roseli Rodrigues e 17 horas de Mostra Competitiva. Aprendizado e festas. Essas duas variáveis são importantes no contexto do Salto Fest Dance e da dança brasileira. 87 grupos e 2017 bailarinos e dançarinos. Todos aprovaram essa nova fórmula.
Intercâmbio! Dois grupos da cidade – a Faces Ocultas Cia. de Dança e o Ballet Cidade de Salto foram convidados para o Pernambuco em Dança de 2012. Revelação de talentos! Uma jovem bailarina da Regina Fonseca Escola de Dança foi convidada para integrar o Sopro Cia. de Dança, uma das melhores cias. de dança contemporânea do Brasil. Só isso comprova a importância do Salto Fest Dance no cenário nacional das danças. Integração! Quando pensamos juntos e colocamos idéias e ideais em movimentos de troca, a dança brasileira sempre ganha. Não em medalhas ou prêmios, mas na sua força!
Assim, neste momento, podemos agora festejar a responsabilidade de todos nós, cidadãos da dança, pois o Salto Fest Dance foi um sucesso total. 17 1ºs lugares; 32 2ºs lugares e 45 3ºs lugares levaram troféus personalizados. O prêmio de melhor bailarino foi dividido entre dois bailarinos: Letícia Francisca Rodrigues, da Regina Fonseca Escola de Dança de Sorocaba e Cleber Fernandes, do Grupo Arte Movimento de Uberaba. O melhor grupo e melhor coreografia foram conferidos ao Grupo Arte Movimento de Uberaba. Missão cumprida! A Estância Turística de Salto ofereceu hospitalidade e um evento de alta qualidade à todos os grupos e cias. de dança que aqui vieram.
Já podemos afirmar que o Salto Fest Dance é um dos melhores festivais de dança do Brasil. Uma festa que mostrou a força da dança brasileira. Começaremos agora a planejar e colocar em prática, o Salto Fest Dance 2012 - Encontro Latino Americano de Danças.










