O Corpo de Jurados avaliará em cada coreografia os seguintes quesitos:
ORGANIZAÇÃO COREOGRÁFICA - (Peso 1): A beleza corporal, visão, precisão, coordenação, flexibilidade, tenacidade, imaginação e expressão será o foco avaliado deste item.
TÉCNICA - (Peso 2): Avalia a forma técnica de se executar movimentos, facilitando a expressão corporal e o desenvolvimento coreográfico.
INTERPRETAÇÃO ARTÍSTICA - (Peso 2): Será avaliado o relacionamento do bailarino com a sua dança e seu poder de comunicação com o público.
HARMONIA - (Peso 2): Analisa a composição de formas e posições dentro de uma coreografia.
FIGURINO - (Peso 1): O figurino é extremamente importante na composição coreográfica das danças. Cada gênero de dança pede um figurino adequado a ele. Esse quesito vai avaliar se o figurino é compatível com a dança apresentada.
PONTUALIDADE - (Peso 2): O quesito pontualidade diz que cada grupo terá 20 segundos para entrar e se posicinar no palco e 10 segundos para sair. Esse procedimento já foi aplicado por nós em dois outros festivais e funciona perfeitamente. Vale a pena ainda ressaltar que o palco deve estar limpo ao final de cada coreografia apresentada, dessa forma, os grupos devem tomar muito cuidado no tocante aos desprendimentos e solturas de partes dos adereços usados. Isso pode eventualmente sujar o palco. Caso isso venha a ocorrer, a Mostra Competitiva será interrompida, o palco limpo e o grupo penalizado no quesito Pontualidade.
CRIATIVIDADE - (Peso 1): Vai analisar o processo criativo de cada coreografia.
Além desses, vai haver ainda um peso diferenciado para cada jurado em sua especialidade. Quando uma coreografia de ballet clássico for julgada por exemplo, o jurado especialista em ballet clássico terá um peso maior (peso 3) sobre as notas dos outros jurados. Isso é feito automaticamente pelo software desenvolvido. E assim será em cada modalidade que tiver jurados no festival. Como todos os jurados do Salto Fest Dance 2011 tem formação superior em danças e, cada um deles é especialista em uma modalidade, a avaliação das coreografias ficam isentas de protecionismos. Quando uma coreografia apresentada não tiver especialistas no corpo de jurados, o peso das notas será iguail para todos. (CJB)




